Sete motivos para se usar sacolas ecológicas
Os tempos de hoje estão repletos de mudanças. Empresas, governos e famílias estão juntos em busca de novas formas de consumo. Precisamos prezar pela redução da poluição, buscando menos devastação das áreas verdes, deixando de usar o plástico convencional. Veja como é importante mudar de hábito.
Todos sabemos que o plástico é um dos maiores vilões do meio ambiente. Atualmente, só no Brasil são produzidas 11 toneladas de plástico todos os anos. Despejados nos mares, os plásticos já possuem um país para chamar de seu. A Grande Ilha de Lixo do Pacífico, uma mancha gigante de lixo marinho, já possui o tamanho equivalente ao do território dos Estados Unidos.
O que fazer diante dessa alarmante realidade? Uma das soluções é a mudança de hábitos. Não utilizar canudos, copos e sacolas plásticas tem se tornado um hábito comum em muitas famílias. Mas na hora de gerenciar o cotidiano dos pequenos, como não utilizar itens de plástico? Como reduzir a emissão de resíduos não biodegradáveis? A solução é simples e eficiente: sacolas ecológicas.
Confira 7 motivos para abandonar os saquinhos de plástico e passar a usar sacolas ecológicas em sua rotina:
1 – Ecobags são econômicas
Quer um bom motivo para utilizar uma sacola ecológica? Economia. Elas são muito mais baratas quando comparadas com as sacolas plásticas tradicionais. Enquanto as sacolas normais são feitas para usar e jogar fora, as ecobags são feitas para durar. Ou seja, você não terá que comprar novas sacolas a todo momento.
Para se ter uma ideia do valor dessa economia, a sacola ecológica da Verdi, feita com materiais de alta qualidade e ultra resistentes, custa apenas R$ 9,90 sem revestimento plástico e R$ 29,90 com revestimento plástico.
2 – Menor impacto ambiental
Sabe quanto tempo uma simples sacola plástica pode demorar para se decompor? Acredite, mais de cem anos. Como a maioria das sacolas não são biodegradáveis, boa parte delas vai parar nos mares, causando a morte de diversas espécies. Estima-se que até 2050 os mares terão mais plástico do que peixes.
O plástico também é o grande causador de entupimento em bueiros, o que desencadeia enchentes, proliferação de doenças e diversos problemas urbanos. Outro risco ambiental causado pelo plástico são o micro-plástico, pequenas partículas de material sintético que entram na cadeia alimentar dos peixes e acabam contaminando os seres humanos.
3 – Colabora com a educação ambiental das crianças
Crianças aprendem com o que fazemos. A melhor forma de ensinar a consciência ambiental é dando o exemplo. Ao utilizar ecobags no dia a dia do seu filho, além de fazer o bem para o planeta, é bom para uma educação mais igualitária e consciente.
Diversas pesquisas e estudos mostram que crianças que praticam atividades de conscientização ambiental desenvolvem melhor valores como empatia, gentileza e gratidão. Isso não apenas formará cidadãos mais responsáveis no futuro, como criará um ambiente de colaboração mais efetivo em sua casa.
4 – Ecobags são duráveis
Um dos princípios da criação de sacolas ecológicas é que elas possam ser usadas pelo maior tempo possível sem estragar. Cada sacola ecológica é pensada para aliar resistência, beleza e praticidade.
Feitas em microfibra e revestidas com plástico reciclado, as ecobags da Verdi são perfeitas para o uso diário, com vida útil de pelo menos 5 anos. Elas suportam bem o peso de roupas, brinquedos e outros itens e ainda podem ser lavadas.
5 – Feitas de modo consciente
Ao contrário das sacolas plásticas, as ecobags são produzidas sempre de modo local, valorizando o trabalho manual e a reutilização de materiais. Um dos princípios da criação das sacolas ecológicas são os 3 Ps da sustentabilidade segundo as diretrizes internacionais de boas práticas ambientais:
People (pessoas)
Planet (planeta)
Profit (lucro)
Uma simples sacola ecológica pode representar a fonte de lucro para os artesãos e a costureira que une as peças. Elas são ainda biodegradáveis e recicláveis, ou seja, quando não forem mais uteis, podem se transformar em outras sacolas ou mesmo em novos itens.
6 – Mil e uma utilidades
Quem disse que ecobag só pode ser usada no mercado? Você pode usar a sua sacola ecológica na praia, para colocar as roupas sujas ou para guardar brinquedos. Com o tempo você passa a criar o hábito de ter sempre uma sacola ecológica consigo.
Em diversos estados brasileiros já existem leis que proíbem ou restringem o uso de sacolas plásticas, desta forma, a ecobag deixou de ser um luxo para se tornar em necessidade.
Num futuro próximo precisaremos cada vez mais de modelos sustentáveis para poder consumir conscientemente e a sacola ecológica é apenas o primeiro passo. Os canudos reutilizáveis e os copos ecológicos são outro exemplo de produtos sustentáveis que estão se tornando populares.
7 – Mais que um movimento, uma mudança real
Usar ecobags é uma forma eficiente de participar do movimento por um planeta menos sujo e mais justo. Quando você usa uma sacola ecológica, no lugar de mais uma sacola plástica, está dando o seu exemplo para as pessoas ao redor.
Além de um ato consciente, utilizar menos plástico certamente levará você e sua família a mudar seus hábitos. Separar o lixo reciclável, consumir menos produtos industrializados ou preferir meios alternativos de transportes – tudo isso é um conjunto de ações que visam uma vida mais sustentável e harmoniosa.
Um simples gesto pode mudar toda uma sociedade. Recusar sacolas plásticas e preferir uma sacola ecológica é o primeiro passo para uma real transformação do mundo.
As sacolas da Verdi são perfeitas para a rotina de aulas do seu filho. Com elas as roupas escolares e demais itens podem ser acondicionados, sem a necessidade da utilização de sacos plásticos. O material resistente acompanha as aventuras do seu filho por onde ele for sem medo de brincar. Basta lavar e usar quantas vezes quiser.
Que tal começar agora? Uma pequena mudança de hábitos é mais que o suficiente para a preservação do nosso meio ambiente.